Projeto e estudo de impactos da Pequena Central Hidrelétrica Prazeres no rio Jequiricá, será apresentado hoje em reunião pública virtual.

A implantação da PCH (Pequena Central Hidrelétrica), deverá proporcionar um aumento da oferta de energia para a região e, consequente, um reforço nos atuais sistemas de transmissão e distribuição, o que justifica, localmente, a inserção do empreendimento uma vez que o mesmo fica localizado em uma região de ponta do sistema de transmissão e distribuição de energia. Além disso o empreendimento apresentou, nos Estudos de Inventário, um Índice Custo Benefício da ordem de 186,32 R$/MWh, coerente com os padrões atuais de atratividade econômico financeira. A Usina consiste basicamente no barramento do rio Jequiriçá, ocasionando a inundação de suas margens e consequente formação de um reservatório/lago. A água represada neste lago passará por uma turbina movimentando-a e gerando energia elétrica.

O rio Jequiriçá, até o ano de 2008, não havia sido objeto de estudos que visassem ao aproveitamento do seu potencial hidrelétrico. A única iniciativa conhecida nesse sentido é a que constitui os Estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do rio Jequiriçá, realizado pela Larrosa & Santos Consultores Associados Ltda, concluído e encaminhado à ANEEL e aprovado.

O empreendimento está inserido entre os municípios de Valença e Jaguaripe, todos no estado da Bahia. A área de interesse está localizada na região do Recôncavo Baiano, contemplando também as comunidades de Povoado Corta Mão e o Povoado do Tabuleiro

A PCH Prazeres está localizada cerca de 26 km da sede municipal de Valença, que por sua vez distante cerca de 274 km de Salvador, capital do Estado.

Entre os impactos positivos, a geração de emprego e renda, elevação de arrecadação pública e aumento na disponibilidade energia elétrica. Alteração na qualidade na da qualidade da água, alteração ou supressão da vegetação existente, relocação da população, entre outras, são situações de impactos negativos.

Uma reunião pública virtual de apresentação do estudo de médio impacto da PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTRICA PRAZERES, está marcada para esta Terça-feira dia 26, às 19 horas, via  transmissão  online  pelo canal da FLORA AGRONEGÓCIO no YouTube, na ocasião serão apresentados os  detalhes  do  projeto. 

Com endereço do link abaixo, você pode ser direcionado ao canal.

https://www.youtube.com/channel/UCB1k2AiXbanTTIeVgLdbOnA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Contact Us