Valença celebra a Independência da Bahia com programação cívica nos dias 1 e 2 de julho
A cidade de Valença já começou a celebrar uma das datas mais simbólicas da história do povo baiano: o 2 de Julho, Dia da Independência da Bahia. Com uma programação especial promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura. As comemorações têm como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento, o civismo e a valorização da luta histórica pela liberdade.
As atividades começaram na noite desta terça-feira (01), às 19h, com a tradicional Levada dos Carros dos Caboclos, que partiu da garagem da Prefeitura Municipal com destino a Praça da Triana. O cortejo, que representa os personagens históricos das batalhas pela independência, marcou a abertura oficial das celebrações em Valença.
Com o apoio da Polícia Militar, DMTRAN e da Guarda Civil Municipal, o trânsito foi sinalizado e o percurso seguiu pela Praça Ademar Braga Guimarães e pelas principais ruas do centro da cidade até chegar à Triana. Os carros alegóricos com imagens dos caboclos simbolizam as lutas populares e é um dos momentos mais aguardados das comemorações do 2 de Julho.
Mestre Pery Capoeira, articulador cultural da Secretaria de Cultura, destacou a importância do envolvimento da juventude no evento. “Os estudantes estão ajudando a conduzir os carros alegóricos e as tochas. Esse envolvimento é fundamental. Eles estão salvaguardando a nossa cultura e transmitindo a nossa história. Isso tem sido bem resgatado por essa gestão”, afirmou.
A Filarmônica 24 de Outubro também abrilhantou o cortejo. Segundo o maestro Cristiano Campos, que conduziu 23 jovens músicos durante a apresentação, participar desse momento é uma forma de manter viva a tradição. “É importante lembrar o porquê do 2 de Julho. Esse ato cívico celebra a independência baiana e reforça a nossa identidade”, declarou.
O secretário de Cultura, David Terra, ressaltou a relevância de Valença no processo de independência da Bahia, reconhecida inclusive pelo Governo do Estado, que instalou um totem comemorativo na orla da cidade como símbolo dessa contribuição histórica.
As homenagens continuam nesta terça-feira, 2 de julho, com o hasteamento das bandeiras, às 7:30h, na Praça da Triana, encerrando a programação com espírito cívico e de reconhecimento à luta pela independência da Bahia.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença





